quarta-feira, 17 de novembro de 2010

A parceria AMBIENTA e Associação dos Cortiços de Santos - reconhecimento mundial!

Após receber o Prêmio Nacional "Melhores Práticas em Gestão Local", oferecido pela Caixa Econômica Federal, aos melhores projetos comunitários que contribuem para a melhoria sustentável e permanente de família de baixa renda, o projeto gerido em parceria pela AMBIENTA - Assessoria e Desenvolvimento Local, entidade a qual presido em Santos, que atua prestando assessoria técnica a associações e movimentos de moradia, e pela Associação Cortiços de Santos - ACC, foi inscrito pela própria CAIXA para concorrer ao Prêmio Internacioanl de DUBAI para Melhores Práticas para a Melhoria das Condições de Vida. Este é o oitavo ciclo do Prêmio UN-HABITAT, apoiado pelo governo de Dubai, para apoiar a transferência e intercâmbio de experiências e conhecimentos através de redes peer to peer de aprendizagem.
Os critérios utilizados para avaliar as práticas incluiam o impacto, sustentabilidade e parceria, e ouras considerações, tais como o potencial de replicação, inovação e contribuição para a promoção da igualdadde de gênero e inclusão social e abordagem integrada das questões relativas a assentamentos humanos.
Foram cerca de 500 projetos inscritos, do mundo todo, sendo 35 projetos brasileiros, 20 inscritos pela CAIXA. Após as seleções dos melhores projetos foram pré-selecionados 46 finalistas, sendo 03 projetos brasileiros, incluindo nosso projeto A LUTA POR MORADIA NO CENTRO DE SANTOS/SP.
Apesar de não ficarmos entre os 12 melhores projetos do mundo, temos a certeza de que o simplesfato de sermos reconhecidos por órgãos internacionais, como a UN-HABITAT, como um dos 46 MELHORES TRABALHOS EM TODO O MUNDO, nos dá a certeza de que estamos no caminho certo. Enquanto observamos que a cidade de Santos está expulsando cada vez mais sua população de baixa renda, participamos de um trabalho que fixa moradores de cortiços na área central de Santos, com qualidade de vida, geração de renda e inclusão social.
Agradecemos a todos os colaboradores, parceiros e companheiros que sempre acreditaram no nosso trabalho. Esse reconhecimento é fruto de nosso esforço coletivo e de outros movimentos de moradia não só de Santos, mas do Brasil, que resistem em se conformar em viver cada vez mais perifericamente, sem infraestrutura, sem áreas de lazer e equipamentos públicos de qualidade, lutando permanentemente por cidades mais justas, inclusivas e igualitárias.

Nenhum comentário: